Você já conhece o modelo de piscina elevada? Além de deixar a área externa mais bonita e sofisticada, um dos seus diferenciais é não precisar fazer profundas escavações no solo, pois são instaladas na parte da superfície.
Sabemos que ter um ambiente externo com piscina é uma ótima maneira de melhorar a área de lazer para a família e amigos, concorda? Se você tem vontade de aumentar esse espaço, mas não quer lidar com grandes obras, a piscina elevada é a alternativa perfeita.
Neste post, vamos apresentar tendências, benefícios e inspirações para projetos de área externa com piscina elevada (ou suspensa). Confira!
O que é piscina elevada?
A piscina elevada é feita acima do solo total ou parcialmente. Além de evitar danos à parte subterrânea ou ao revestimento atual do piso, também é uma opção que traz praticidade.
Esse estilo de construção para a área externa pode funcionar para diferentes formatos e tamanhos de piscina. Também permite variações nos materiais e acabamentos, gerando inúmeras possibilidades de acordo com seu espaço.
Alguns modelos podem ser construídos em locais elevados e com vistas privilegiadas, como lajes e coberturas, por exemplo.
O modelo de piscina suspensa está entre os 2,8 milhões instalados no Brasil, tendência que vem crescendo desde 2019. Sua estrutura personalizável permite que você tenha um ambiente divertido, confortável e seguro — sem se limitar por um molde.
Quais as vantagens da piscina elevada?
Como já citamos, a piscina elevada apresenta várias possibilidades de personalização, e pode ser uma ótima opção para você ter um ambiente do jeito que sempre sonhou.
Esse modelo aproveita cada cantinho do espaço, com a vantagem de ser bastante funcional e permitir a construção em formatos que valorizam até os pequenos ambientes.
Para quem gosta de privacidade e de receber parentes e amigos, ter uma casa com piscina pode ser uma alternativa até mais vantajosa economicamente.
Vantagens da piscina suspensa para seu o projeto de área externa:
Praticidade
Não é necessário escavar totalmente o solo para montar a estrutura da piscina elevada, ela pode ser construída sobre o piso já existente.
Isso facilita a instalação, fazendo com que o projeto seja concluído em menos tempo. Além de gerar menos entulho durante a construção, transtornos com vizinhos e burocracias com condomínios e órgãos de fiscalização.
Personalização
As piscinas elevadas podem ter os mais variados formatos e possuir níveis diferentes e degraus internos. A estrutura é personalizável e pode ser montada de acordo com o tamanho do espaço e com a decoração da área externa.
A piscina pode ter o acabamento que você desejar, sem perder a exclusividade e a originalidade do seu projeto.
Versatilidade
Ambientes como terraços ou varandas também são perfeitos para terem piscinas elevadas, sendo bastante funcionais em dias com temperaturas mais altas.
Esses projetos costumam valorizar as áreas, tornando-as modernas e sofisticadas, além de garantir belíssimas visões panorâmicas. Neste caso, é necessário garantir que o espaço tenha estrutura para a construção.
Quanto custa fazer uma piscina suspensa?
Além de mais agilidade na obra, a piscina suspensa proporciona economia com os custos de escavação do terreno. O valor final será definido de acordo com o tamanho, acabamentos e materiais utilizados na construção, além da mão de obra empregada.
De certo modo, o custo da piscina elevada pode ser menor que uma piscina convencional. Essa variação se dá pelas personalizações que podem influenciar o orçamento do projeto.
O mais importante é contratar mão de obra especializada e escolher uma estrutura mais rígida, já que a piscina elevada não contará com a força do terreno para resistir a água.
Qual a altura ideal para uma piscina elevada?
Em média, o tamanho ideal para a altura de uma piscina suspensa é de 60 cm, podendo chegar a 1,5 m. Essas definições dependem de um conjunto de elementos, como as condições de solo e da infraestrutura do local.
Caso exista uma diferença muito grande na altura entre a piscina elevada e o solo, a solução é fazer uma pequena escavação. O excesso de terra retirado do local pode ser utilizado para elevar o piso, que ficará em torno da piscina.
Saiba que quanto mais alta for a piscina, mais adaptações de acesso precisam ser feitas. Considere a segurança para todos, em especial a de animais e crianças.
Conheça os modelos de piscina elevada
As piscinas elevadas podem ser revestidas com os mesmos materiais dos modelos convencionais, como pastilhas, pedras e cerâmicas. Uma grande tendência é usar porcelanatos que simulam outros tipos de materiais, como pisos e revestimentos que imitam madeira.
Conte com a ajuda de um profissional qualificado para se certificar de que o material escolhido seja forte para aguentar a água.
Piscina elevada de alvenaria
Na piscina elevada de alvenaria é possível criar bordas de vários formatos e tamanhos. Esse modelo é ideal para projetos de áreas de lazer personalizadas, que combinam com o restante da decoração do imóvel.
Por ser feita em concreto, sua resistência e durabilidade é alta. Além disso, existem muitas opções de revestimentos, como pastilhas, azulejos, pedras naturais ou porcelanatos.
Piscina elevada de fibra
Esse modelo — confeccionado com o mesmo material utilizado na construção de embarcações — se adequa ao tamanho do espaço, e sua instalação é feita de maneira simples.
Quando bem cuidadas, este tipo de piscina não sofre com o desgaste do tempo e nem do uso. A manutenção e higienização também são vantajosas, pois permanecem mais tempo limpas, sem o acúmulo de resíduos (por causa da superfície lisa).
Piscina elevada com vidro
A piscina elevada com vidro permite que você veja a água de fora, agregando leveza e luxuosidade à área externa. Essa tendência está em alta por ter um design inovador.
É importante utilizar materiais resistentes e de qualidade que aguentem a água. O vidro temperado laminado é o ideal para que a piscina suspensa seja totalmente segura e possa durar por muito tempo — sem possibilidade de quebrar ou estilhaçar.
Você também pode optar por fazer uma piscina elevada mesclando vidro e alvenaria para facilitar a montagem da estrutura.
Tipos de borda para piscina elevada
Após escolher o modelo ideal para seu projeto com piscina suspensa, é preciso definir qual será o acabamento da borda. Opte por materiais antiderrapantes que garantam a segurança dos usuários.
Conheça algumas opções:
Com deck de madeira
Esse é o tipo de borda mais comum em projetos com piscina elevada. A madeira é um material aconchegante e combina com o verde do jardim, por exemplo.
O deck de madeira deixa a área mais charmosa e ainda garante mais espaço para colocar espreguiçadeiras, se você desejar. Espaço perfeito para quem gosta de aproveitar os dias de sol.
Para o cuidado com crianças e animais domésticos, você pode incluir uma portinha de segurança na entrada.
Com hidromassagem
Incluir uma hidromassagem na borda da piscina elevada é uma ótima opção para quem também deseja ter um espaço para relaxar.
O formato interno da piscina com hidro permite que o banhista fique sentado enquanto aproveita a massagem feita pela água. Seus movimentos promovem o relaxamento total do corpo, diminuem a ansiedade e o estresse diário, trazendo benefícios diretos para a saúde.
Com cascata
Muito requisitadas em projetos de casa com piscina, as cascatas também podem ser implantadas na borda das piscinas elevadas.
Para isso, é necessário que o espaço tenha uma parede adequada na qual o mecanismo da cascata funcione corretamente. O resultado cria um efeito visual atraente e moderno!
Conclusão
Independentemente do modelo escolhido, é importante que o seu projeto de piscina elevada tenha o acompanhamento de um profissional especializado. Ele poderá ajudar nas etapas mais importantes da construção, como a definição do local adequado, material a ser utilizado, projeto de decoração e paisagismo, entre outros.
Esperamos que este post tenha contribuído para que você tenha bons insights para a sua área externa com piscina elevada. Aproveite para colocar suas ideias em prática; o verão já está chegando.
E, agora que você já conhece os benefícios da piscina elevada, leia também: 8 dicas de como criar um projeto de área externa perfeito.
Até a próxima.