Planejar a piscina de alvenaria é uma excelente pedida para aqueles que buscam inovar a casa e ter um espaço de lazer, pois é uma opção de diversão para todas as idades.
Além de ser uma forma de descontração, a piscina de alvenaria oferece ao imóvel sofisticação e valorização.
Porém, para quem busca construir esse sonho, é necessário ter cuidado ao decidir como planejar todos os passos para a construção da piscina, uma vez que é necessário definir local, estrutura, estudar o terreno e ter cuidado com a impermeabilização.
Sabemos que são muitas etapas, por isso preparamos esse artigo para ajudar você a planejar a construção da piscina de alvenaria.
Boa leitura!
O que é uma piscina de alvenaria?
Primeiramente, vamos destacar que a piscina de alvenaria é aquela construída com viga, blocos de cimento, reboco impermeável, ferro argamassa e azulejo.
O revestimento interior da piscina de alvenaria pode ser feito com materiais de azulejo ou pastilha.
Através dessa pequena explicação, já podemos perceber que essa é uma piscina que dura, ela é bastante resistente, tendo uma vida útil de 20 a 30 anos.
Porém, vale ressaltar que o tempo vai variar conforme os cuidados com a limpeza e os tipos de produtos utilizados.
Quais são os benefícios de ter uma piscina de alvenaria?
Além de ser resistente, a piscina de alvenaria é conhecida principalmente por oferecer diversos formatos, tamanhos, profundidade e acabamentos.
Com o estudo de terreno bem feito e calculado, a piscina pode durar anos e sempre ter aparência de ter sido recém construída.
Para quem tem animais de estimação, por exemplo, a piscina de alvenaria é excelente, pois o seu revestimento não estraga, diferente da piscina de fibra.
Outro ponto que podemos destacar é a liberdade que o proprietário da residência tem para decidir o tipo de construção, pois engenheiro e o arquiteto podem oferecer diferentes formatos, do jeito que o dono do terreno quiser.
Portanto, a criatividade pode ser utilizada à vontade para buscar inspirações na obra das piscinas de alvenaria. Inclusive, elas também colaboram com a beleza, dando a casa uma sofisticação a mais.
Quais passos seguir para planejar a construção de uma piscina de alvenaria?
Na hora de construir a piscina de alvenaria, algumas etapas são de fundamental importância, pois para que a piscina não tenha problemas relacionados a esgoto, tubos elétricos e nivelamento, ela precisa ser bem estruturada e estudada.
Com a falta dessas etapas, a piscina só trará maiores dores de cabeça, tendo o proprietário desembolsar mais dinheiro para tentar resolver o problema.
Sendo assim, separamos alguns passos importantes que não podem faltar:
Definir o local, formato e profundidade
A definição do espaço onde a piscina vai ser construída precisa ser analisada, pois essa é uma questão que envolve o sol. O ambiente deve ser escolhido onde o sol mais aparece no terreno.
Não é interessante colocar a piscina onde o sol não bate, pois a água não aquece e o banho de sol tão esperado durante os finais de semanas ou em ocasiões especiais não será possível.
Outra característica do terreno que deve ser verificada são as casas, os prédios ou as árvores ao redor, uma vez que isso pode atrapalhar, tirando o direcionamento do sol na piscina.
Apesar de o tamanho e do formato da piscina ser diferenciado e escolhido de acordo com o estilo de cada um, essa é uma questão que também depende do espaço disponível, tendo tudo que ser medido e estudado.
A profundidade também depende de fatores como idade. Se o dono da casa tiver filhos, é preciso construir a profundidade da piscina adequada ao tamanho deles, para que os pequenos possam se divertir à vontade.
Planejamento da construção
O planejamento também envolve outras questões relacionadas a escavação, drenagem, queda do piso para o direcionamento do ralo e contornos.
Além disso, após a escavação, é apropriado garantir a sustentação, colocando blocos estruturais no contorno da piscina.
As instalações hidráulicas requerem uma atenção maior, em razão de serem pontos por onde passa o sistema de água, de esgoto e elétrico.
A entrada de água por meio dos dutos é conectada a bombas, que fazem parte dos principais elementos da construção hidráulica como tubulação, filtros, drenos e ralos laterais.
Estudo do terreno e estrutura
O terreno precisa ser bem analisado não só para ver o espaço e definir o tamanho e a profundidade da piscina, mas principalmente para verificar o solo.
Geralmente piscinas que apresentam rachaduras e trincas têm as causas relacionadas às diferenças de nível do solo, que fazem a estrutura modificar.
Para que essa instabilidade não aconteça, o estudo do terreno deve ser feito detalhadamente com profissionais qualificados e competentes, que já tenham uma certa experiência com piscina de alvenaria.
Orçamento
Como sabemos, tudo que envolve obra acaba saindo do nosso orçamento, principalmente quando não sabemos todos os materiais e itens que serão utilizados.
Sendo assim, vale procurar uma empresa que possa apresentar o orçamento completo, onde o proprietário do terreno possa entender os cálculos relacionados aos materiais e a execução da obra.
É ideal também utilizar uma planilha, para acompanhar todo o investimento que está sendo feito no ambiente de lazer.
Impermeabilização
A impermeabilização é muito importante para evitar vazamentos. Durante a construção, deve ser aplicado o elemento impermeabilizante de maneira correta.
Novamente podemos perceber a relevância de procurar uma empresa certa, visto que algumas tentam economizar optando por utilizar qualquer argamassa polimérica flexível, não sendo esta apropriada para a piscina de alvenaria.
Para entendermos melhor os motivos pelos quais a piscina precisa de uma argamassa flexível, é preciso lembrar que o sol, a temperatura do solo e do ambiente, tornam a estrutura dinâmica.
Sendo assim, o impermeabilizante utilizado na piscina de alvenaria precisa ser flexível para acompanhar os pequenos movimentos que há na estrutura.
Revestimentos
Existem alguns tipos de revestimentos para que cada um possa escolher o seu de acordo com os gostos pessoais e orçamentos disponíveis.
Os materiais utilizados podem ser:
- Azulejo:
Esse é um tipo de revestimento mais comum, ele tem um custo benefício bom por causa da durabilidade.
A sua instalação precisa ser feita com argamassa e rejunte especiais para piscina, pois só assim é possível suportar a pressão e o contato com a água.
Apesar de ser um material mais em conta, ele requer mais trabalho no momento de fazer manutenção, uma vez que sempre aparece limo no rejunte.
- Revestimento vinílico:
O revestimento vínico é parecido com um papel de parede. Ele é mais rápido de se colocar, tem um custo baixo e tem uma porção de variedades de estampas.
- Pedras naturais:
Esse é um estilo onde geralmente as pedras são encontradas no fundo ou na lateral da piscina, tendo uma aparência semelhante com a natureza.
Por consequência das pedras, a sujeira pode ficar acumulada, o que requer uma limpeza mais acentuada.
Leia também: Piscina de alvenaria: Confira inspirações e tendências para 2022.
- Pastilhas de vidro ou cerâmica:
Para quem busca uma manutenção simples e um material mais sofisticado, as pastilhas de vidro ou cerâmica são uma ótima alternativa.
Ainda que o custo do material seja um pouco mais elevado, o ambiente se torna mais exclusivo, por isso vale o investimento.
Segurança
Tomar algumas medidas que possam contribuir com a segurança da piscina é um ponto indispensável para deixar o momento de lazer ainda mais descontraído.
Existem opções que são seguras e deixam o ambiente muito bonito, como por exemplo a utilização de cercas. Essa é uma dica principalmente para quem tem crianças pequenas em casa.
O dreno é algo essencial para manter a limpeza da piscina, pois através da forte sucção é possível eliminar sujeiras e permitir a circulação da água.
Entretanto, esse também pode ser um fator de risco para quem está se banhando, sendo assim, a instalação deve ser feita por um profissional com experiência, para que este possa verificar o volume da piscina, a potência da bomba e realizar o dimensionamento do dreno, para que ele não seja um fator de risco.
Importância do planejamento para o acabamento final
Como podemos ver durante o artigo, a piscina de alvenaria precisa ser planejada e estudada desde o solo até a sua estrutura final, pois essas características vão dar à piscina um acabamento impecável e qualidade.
Se você quer uma piscina na área de lazer para relaxar, precisa ter em mente que não adianta procurar o serviço pelo valor, e sim pela qualidade.
Uma piscina de alvenaria mal planejada provoca ainda mais gastos, tornando a obra mais cara, cansativa e demorada.
Precisa de uma empresa experiente para fazer a sua piscina de alvenaria com um design inspirador?
A Vila Rica Pools and Gardens tem projeto ideal para o seu espaço, clique aqui e faça já o seu orçamento!