O Brasil é um país quente e nada melhor que fazer uma área de lazer com piscina de alvenaria para se divertir e se refrescar durante o verão.
Assim como todo planejamento que envolve obra e casa, este precisa ser bem elaborado para que não ocorra problemas no futuro.
Continue conosco, durante o conteúdo vamos falar tudo sobre piscina de alvenaria, dicas e inspirações para você construir uma bela área de lazer.
Como é feita a piscina de alvenaria?
As piscinas precisam ser feitas por profissionais especializados para que não ocorra problemas como desnivelamento ou outros que irão necessitar de uma verba a mais para tentar resolver a situação.
A piscina de alvenaria não requer uma construção difícil, porém, para dar início, é feita uma escavação no solo, no espaço escolhido e mais apropriado da casa.
Vale lembrar que o ambiente deve ser bem pensado, pois a piscina tem que ficar localizada na região onde o sol bate durante o dia.
A profundidade também é outro ponto fundamental, é interessante fazer a escolha baseada na mesma altura que a de um adulto. Para quem tem crianças em casa e tem receio de que acidentes aconteçam, a piscina também pode ser projetada para ser rasa.
Qual é a estrutura de uma piscina de alvenaria?
Antes de criar o caixote da piscina, a instalação hidráulica precisa ser feita. Esta etapa é indispensável, pois a obra depende totalmente destes detalhes.
Os materiais hidráulicos podem fazer durar a vida útil da piscina, portanto vale o investimento no material correto.
Após a escavação, a piscina de alvenaria é feita com blocos duplos que são erguidos nas paredes fazendo também o contorno da piscina.
Além disso, o ralo jamais pode ser esquecido. Esse é um detalhe importante, pois a direção do ralo é fundamental para que o escoamento da água seja mais rápido e fácil.
O acabamento com a cerâmica só poderá ser realizado quando a camada de concreto for finalizada.
Para fazer o encanamento da piscina alguns materiais como filtros, ralos de fundo, skimmer, dreno, bomba, motobomba e canos serão essenciais.
Planejar a área de lazer com piscina requer muitos detalhes, mas são essas particularidades que dão um acabamento e uma qualidade para o projeto.
Quais os cuidados com a piscina de alvenaria?
Os cuidados com a piscina são importantes para que ela dure por mais tempo. Este tipo de piscina dura, em média, de 20 a 30 anos. Vale lembrar que pode ocorrer, durante esse tempo, algumas pastilhas ou azulejos precisarem ser trocados.
O cuidado começa na limpeza. A piscina inteira deve ser escovada antes de drenar a água. Este procedimento tem que ser realizado pelo menos uma vez na semana para manter a superfície limpa.
Existem produtos que auxiliam na limpeza e eles devem ser escolhidos pela qualidade. Mas temos que ter atenção, pois exagerar nos produtos químicos pode danificar a superfície da piscina.
Durante o inverno não usamos a piscina e, por este motivo, os cuidados diminuem ou são quase nulos, mas mesmo durante o frio a limpeza tem que continuar.
Não precisa ser limpa com a mesma frequência que no verão, mas caso não seja limpa, a piscina fica muito suja e com limo, o que deixa o trabalho de higiene mais difícil e caro.
Quais são as vantagens?
Como citado anteriormente, a piscina de alvenaria tem uma durabilidade muito boa, visto que elas duram de 20 a 30 anos.
Outra vantagem é que esse tipo de piscina valoriza o imóvel, contribuindo com a decoração da área externa. Uma das características é a versatilidade também, pois é possível construir da maneira que a pessoa quiser, podendo escolher a profundidade e a largura da piscina.
O acabamento pode ser utilizado com pedras, pastilhas e outros diversos materiais como revestimento. Esse é um aspecto interessante por ser adaptável aos gostos particulares de cada pessoa.
Quais são as desvantagens?
A desvantagem da piscina de alvenaria é que o processo de construção leva tempo. Claro, este ponto vai variar de acordo com a empresa escolhida.
Pessoas que tem uma certa urgência e precisam da piscina com rapidez devem buscar por empresas que tenham uma entrega ágil.
Outro ponto negativo é que a manutenção é alta, ou seja, os gastos podem ser mais caros por este motivo.
Dicas e inspirações
Existem alguns truques que podem ser interessantes para cuidar ainda mais da piscina. Cobri-la com uma lona plástica, por exemplo, evita que a piscina fique suja com facilidade.
Além disso, para colocar e retirar a lona é fácil, não é necessário realizar maiores esforços. Ao comprar a lona, é preciso medir a piscina para que nenhuma parte fique descoberta.
Uma outra dica que deixa o ambiente elegante e seguro é a cobertura com vidro. No caso do inverno, quando a piscina não é utilizada, essa é uma ótima alternativa para manter a água limpa por mais tempo.
Conclusão
Agora que você já sabe as dicas e viu algumas inspirações, que tal começar este projeto da piscina de alvenaria na sua casa e criar uma bela área de lazer?
Aproveite ao máximo sua casa, sua vida e os momentos de descontração com familiares e amigos.
Entre em contato conosco e faça um orçamento.
A Vila Rica Pools and Gardens está localizada em Brasília/DF, fornecendo uma assessoria especializada. Nosso comprometimento é sempre realizar um trabalho ágil e de extrema qualidade.
Esperamos que este artigo tenha sido útil para você. Acesso nosso blog e conheça mais sobre as 8 dicas de como criar um projeto de área externa perfeito.
Até a próxima!